Resenha Enxuta: Cavaleiro da Lua T01.EP #01 por Gruut

 Vamos ver qualé desse primeiro episódio da série do tonho Cavaleiro da Lua?

Episódio 01: O Problema do Peixe dourado

O episódio se inicia ao som de Every Grain of Sand do Bob Dylan. Vemos um homem executando um ritual de autoflagelação no qual coloca cacos de vidro em suas sandálias e sai caminhando todo pimpão apoiado na sua bengala. Após a apresentação da tradicional abertura do MCU (que termina com o logotipo da Marvel Studios numa cor prateada), vemos o pacato senhor Steven Grant acordando para mais um belo dia de sua vida. Ele se solta de um cabo que o prende a sua cama, retira uma fita que sela a sua porta, conversa com Gus (seu peixe dourado de uma só barbatana) enquanto fala no celular com a sua mãe (reclamando com ela sobre acordar todos os dias se sentindo como se tivesse sido atropelado por um ônibus). Tudo aparentemente normal, não é? Não sei não.

Steven pega o seu ônibus (dormindo gostosinho escorado nos outros na condução) e vai pro seu trampo no museu de Londres, no qual é um simples vendedor, mas que curiosamente, entende demais de mitologia egípcia, COINCIDÊNCIA? ACHO QUE NÃO!!! Conhecemos Donna (a sua chefe escrota) e um pouco da sua rotina diária. Uma colega de trabalho aborda Steven para lembrá-lo de um encontro no dia seguinte (que ele sequer se lembra de ter marcado). Saindo do trampo, vemos como Steven é um cara solitário, cujo único amigo (além do Gus) é um artista de rua que atua como estátua viva em uma praça (que eu nem sei se é mesmo uma pessoa de verdade). Ele volta pra casa e após os preparativos para se deitar (lacrar a porta, se acorrentar e tals), descobrimos que Steven faz de tudo para se manter acordado, mas nada funciona. De repente, ele se vê todo ferrado em uma pequena cidade alemã, onde homens armados o perseguem.


Ele ouve vozes na sua cabeça pedindo para que ele entregue o controle do seu corpo ao Marc. Olhando em seu bolso, ele encontra um escaravelho dourado cheio de hieróglifos enquanto uma figura sinistra surge ATRAIXXX DELLLEAMMMM. Aí, os caras começam a atirar nele e a tal voz na cabeça manda ele correr. Steven faz isso e meio que consegue despistar os caras se misturando com os transeuntes. Ele topa com o cara dos cacos de vidro nas sandálias que é uma espécie de líder messiânico de algum tipo de culto. Ele realiza uns tipos de julgamentos em algumas pessoas em nome da Deusa Ammit. Localizando Steven no meio da multidão, Arthur Harrow (o sandálias de vidro) o chama de mercenário e pede que devolva o escaravelho que ele roubou.


Steven até tenta, mas seu corpo não o obedece. Começa então, uma perseguição muito louca de carros na qual após alguns flashes nos quais Steven aparentemente apaga algumas vezes e acorda com a situação já resolvida. Num desses flashes, ele se vê em sua cama ainda amarrado e pensa que tudo aquilo havia sido um sonho. Só que ele olha pro seu peixe e percebe que ele agora tem duas barbatanas. Steven percebe que está em alguma espécie de lapso de tempo, vai pro tal encontro e lá descobre que se passaram dois dias. Ele volta para casa conversando com a mamãe no celular e começa a perceber que tem algo muito errado acontecendo com ele e com a sua vida.



Na sua humilde residência, ele descobre um compartimento secreto no qual está escondido um celular e uma chave. Examinando o celular, ele nota várias ligações de alguém chamada Layla e uma de um tal de Duchamp. O telefone começa a tocar. É uma ligação da tal Layla. Ele atende e a tal Layla demonstra alívio por ele estar vivo e diz que está ligando para ele a meses. Ela estranha o sotaque dele e ao notar que o nosso tonho tá confuso, ela pergunta; “o que tem de errado com você, Marc?”. A tal Layla desliga e uma outra voz diz pra ele que ele precisa parar, senão vai arrumar problemas. Ele se olha no espelho e por alguns momentos, seu reflexo se comporta de maneira diferente do seu. A tal voz manda ele parar de procurar e o mundo ao seu redor literalmente despiroca. Assustado, tonho (digo, Steven) foge. Ele toma o elevador e após algumas sequências de cenas, vemos de maneira um pouco mais clara o Deus Khonshu.

Após outro flash, Steven se vê dentro de um ônibus e ao descer dele, vê Arthur lá dentro e na rua, Khonshu de relance. Ele corre pro seu trampo e lá, encontra o cara novamente e descobre que várias pessoas lá fazem parte do tal culto. Arthur revela que o escaravelho pertence a Ammit e realiza o tal julgamento que havia feito antes. Ele diz a Steven que há caos dentro dele, o que faz o pobre tonho fugir. Corta pro tonho trabalhando e nesse momento, rola um momento “uma noite no museu”. Steven se vê perseguido por uma criatura sinistra e ao se refugiar em um banheiro, é confrontado por Marc no reflexo dos espelho. Ele pede que Steven lhe dê o controle para que possam se salvar. Sem opções, Steven faz o que lhe é pedido. A criatura entra no banheiro e parte pra cima do Steven. Corta a cena e a criatura está tentando fugir, mas é arrastada para dentro pelo Cavaleiro da Lua que trucida o bicho. O capítulo se encerra com o primeiro vislumbre do Cavaleiro da Lua.



Vamos rapidamente as análises: o episódio é a apresentação de parte da confusa história de Steven e tenta nos inserir no caos em que ele vive. Há detalhes que nos mostram que a realidade não é bem o que parece ser. Um exemplo? Ele está sempre falando com a mãe e nunca vemos ela responder. Isso nos sugere que muitas coisas acontecem apenas na cabeça fragmentada do pobre tonho (algo um pouco parecido com o que vimos na série do Legião). O ritmo pode parecer arrastado para o publico “civil”, mas lembrem-se de que esse primeiro episódio é apenas parte da história de origem de um personagem inédito que diferente dos outros personagens que já receberam séries, não apareceu em nenhuma outra produção do MCU. Portanto. Será preciso um pouco de paciência por parte da audiência para acompanhar e entender a história.

Gostei das atuações dos personagens principais e curti alguns dos recursos cinematográficos usados (notem os takes nos quais as imagens estão refletidos em poças, achei bem legais). Nota para esse episódio? 7,5. Falando da adaptação do personagem para as telinhas, é claro que houve mudanças. Isso já havia sido constatado em todo o material promocional. Se isso funcionará no aspecto geral, só o tempo dirá. O que acharam desse episódio inicial? MIMIMIzem aê nos comentários e até o próximo episódio!!!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Boa análise! Obrigado por colocar a foto da cena em que Khonshu aparece! Graças à você, a dona Disney terá mais uma assinatura. Vou fazer só pra assistir a série.

    ResponderExcluir